Implantologia
A implantologia é a área da medicina dentária que tem como objetivo substituir os dentes perdidos por implantes instalados na maxila ou mandíbula. Desde substituir um único dente, até fixar próteses totais, os implantes dentários irão proporcionar conforto e segurança na mastigação e na fala de maneira muito semelhante aos dentes naturais, devolvendo a função e beleza ao sorriso. O tratamento é feito com um planejamento personalizado para cada caso.
Os implantes dentários são instalados por uma cirurgia simples, rápida e indolor. Como são substitutos de raízes, posteriormente a cirurgia, será fixada sobre o implante dentário uma coroa dentária (dente) para recuperar a mastigação e aparência natural.
Após o período de osseointegração (3 a 5 meses), o paciente retorna para confecção do dente definitivo, que após ser conectado ao implante torna-se parte integrante do paciente, muito semelhante a um dente natural. Hoje também o dentista conta com o implante de carga imediata, que pode ser fixado e receber dentes na mesma hora, desde que haja uma condição oral favorável para tal.
Até pouco tempo atrás, a cirurgia de implantes tinha estigma de ser cara e complicada, além de dolorosa. Hoje, graças a inúmeros avanços científicos, esse quadro mudou, e os pacientes podem voltar a ter dentes tão estéticos e funcionais quanto os naturais, com um custo reduzido e conforto bastante melhorado. Exames digitais, com visualização 3D, tornam o planejamento e o procedimento para colocação dos implantes simples, previsível e seguro.
Os implantes e implantes de carga imediata podem ser utilizados para fixar qualquer tipo de reabilitação oral, coroas em porcelana unitárias, próteses dentárias fixas parciais ou de todos os dentes e ainda sobredentaduras (overdenture).