Endodontia
A endodontia é indicada quando um dente está gravemente danificado por cárie ou por outro tipo de problema. É popularmente conhecida como “desvitalização”. Essa especialidade tem como função salvar o dente, evitando a sua extração.
Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?
- Dor de dente que pode durar horas;
- Sensibilidade a temperaturas quentes e frias;
- Dor pulsátil;
- Sensibilidade ao mastigar;
- Dor irradiada para outros dentes.
Toda dor de dente indica o tratamento de canal?
Não. Uma pulpite (a inflamação da polpa), popularmente conhecida como dor de dente, pode ser classificada como reversível e irreversível. A pulpite reversível é caracterizada por uma dor de duração curta que se dissipa após a remoção do estímulo. Ela também é caracterizada por sensibilidade apenas a temperaturas frias e pode ser considerada uma dor localizada. Esse tipo de dor diminui quando removido o agente agressor, no caso a cárie. Portanto esses casos não necessitam do tratamento. Se a pulpite reversível não for tratada, pode evoluir para uma pulpite irreversível e para este caso o tratamento é indicado.
Quando é necessário realizar o tratamento de canal?
A desvitalização torna-se necessário quando o dente é contaminado pela cárie dentária, causando a entrada de bactérias no interior da polpa do dente. As bactérias causam um processo inflamatório, resultando inicialmente numa sensibilidade e eventualmente em dor de dente. Esta infecção pode causar:
- Inchaço que pode se espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça;
- Perda óssea em torno do apex do dente;
- Abscessos.
Para prevenir o aumento progressivo da dor recomenda-se realizar o tratamento antes do aparecimento desses sinais e sintomas, tanto pelo bem estar do paciente como pelo índice de sucesso de tratamento. Quanto maior a infecção da polpa dentária e quanto mais demorada for a procura pelo profissional, as chances de sucesso e sobrevida do dente são menores.
Dentes nos quais foi realizado um tratamento de canal devem ser restaurados de forma definitiva imediatamente para evitar nova contaminação do seu interior. Nas restaurações podem ser usadas desde resinas compostas a restaurações metálicas fundidas, ou ser feito recobrimento total do dente com uma prótese dentária.
A desvitalização é um tratamento com bom índice de sucesso?
Uma desvitalização bem realizada tem um índice de sucesso de mais de 95%. Retratamentos apresentam um índice de sucesso de até 85%. Em geral, o tratamento apresenta um bom prognóstico.